NOVOS TEMPOS, NOVOS MEIOS E NOVOS DESAFIOS
Desde o início de minhas atividades na organização de leilões, por formação profissional e em respeito à própria arte e aos seus colecionadores e admiradores, decidi não poupar esforços em adotar e manter sólidos métodos e recursos de trabalho. Dentre eles, sempre se destacou a permanente publicação de catálogos ilustrados — diagramados e impressos sob criteriosos padrões de qualidade gráfica.
E ao longo de dezesseis anos foram produzidas mais de 80 diferentes edições destes catálogos, que nos proporcionaram muito orgulho e satisfação tanto pela qualidade do conteúdo de informação como também pela mencionada forma de produção impressa. O conjunto atingiu a tiragem total de 160.000 exemplares, com muitas das edições incluindo biografias, textos críticos e de história da arte. E, além do especial prazer de oferecê-los a nossos clientes e amigos, com frequência fizemos doações para instituições culturais, bibliotecas, e escolas públicas e particulares em âmbito nacional.
Chegou o momento, contudo, de reconhecer as singulares características do tempo em que hoje vivemos, com a vertiginosa expansão dos meios digitais de informação e comunicação e a riqueza de possibilidades que eles nos proporcionam. Não seria sensato continuar a depender do ritmo da indústria de impressão sobre papel, atrelada aos prazos e problemas logísticos da produção de objetos físicos. Ademais, é consenso mundial a enorme importância dos conceitos e práticas ambientalistas, que não pode ser ignorada.
Por tudo isso, com plena certeza de que é necessário iniciar uma nova etapa de evolução e desafios, a partir de junho de 2018 os leilões que organizo deixaram de apresentar a versão impressa dos catálogos. A versão digital, que já existia exatamente com os mesmos conteúdo e aparência da versão gráfica, tornou-se assim o principal documento de registro e comunicação adotado pelo escritório de arte. Ao mesmo tempo foi providenciada a renovação deste website oficial, tornando-o cada vez mais cômodo e acessível para todos os dispositivos digitais que utilizam a rede mundial de computadores.
Eu e minha equipe estamos entusiasmados com a perspectiva de adequar nossas atividades às melhores práticas da tecnologia da informação, no propósito de manter e ampliar qualidade, segurança e conforto proporcionados pela infraestrutura de nossos leilões de arte. E nada será mais compensador para mim, pessoalmente, do que aprimorar a satisfação de todos aqueles que nos acompanham há tantos anos, como frequentadores habituais ou ocasionais.
SORAIA CALS